Nota de Repúdio
Nós, da ASSOCIAÇÃO DAS PRAÇAS DA PMCBM DE ALAGOAS, manifestamos nosso total repúdio à imposição do uso de câmeras corporais nas fardas dos policiais militares por parte do Secretário Nacional de Segurança Pública e do governo de Alagoas. “INCLUSIVE COM AMEAÇAS” onde mostra total desrespeito ao profissionalismo dos agentes da segurança em especial os militares estaduais.
Essa medida, apresentada como uma solução para a transparência e fiscalização da atuação policial, na realidade, desconsidera as dificuldades operacionais do serviço policial, expõe indevidamente agentes de segurança e pode comprometer a eficiência no combate ao crime. Além disso, impõe um controle excessivo sobre os policiais, que já atuam sob condições adversas e riscos diários, sem que haja contrapartida na valorização da categoria, melhores condições de trabalho e um plano eficaz de combate à criminalidade.
Entendemos que a segurança pública exige investimentos em tecnologia e inteligência, mas não a custa da autonomia e da segurança dos próprios policiais. Portanto, exigimos que essa decisão seja revista e que o governo dialogue com os profissionais da segurança antes de impor medidas que impactam diretamente sua atuação e colocam em risco sua integridade.
Seguimos firmes na defesa dos direitos e do respeito aos policiais militares, que dedicam suas vidas à proteção da sociedade.